A produção de ovos em São Paulo registrou crescimento de 7% em 2025, com faturamento estimado em R$ 7,2 bilhões, conforme dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
O estado respondeu por 35% da produção nacional, significativamente acima do segundo colocado, Minas Gerais, com 10%, do Espírito Santo (9%) e de Pernambuco (7%).
Nas exportações paulistas, foram mais de 15 mil toneladas embarcadas ao longo do ano passado, gerando US$ 60,2 milhões em divisas, com Japão, Estados Unidos e México como os principais destinos.
Segundo a presidente da Câmara Setorial de Ovos de São Paulo, Cristina Nagano, o estado vem recuperando, pelo segundo ano consecutivo, a sua produção. “Nós tivemos um aumento em 2024, fruto da crise de 2023, e agora em 2025 um ganho real em nosso aumento de alojamento e, consequentemente, de produção”, detalha.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Para ela, 2026 já se iniciou com o reflexo do aumento de galinhas e de ovos, o que gerou leve queda dos preços. “[É preciso] uma atenção muito grande do produtor em relação ao ano de 2026, um ano que será desafiador e que exigirá muito do produtor para que ele esteja atento ao mercado”, completa.
Cristina enfatiza que outro desafio é a imprevisibilidade de custos, principalmente em relação aos grãos, matéria-prima das rações. “Novos acordos comerciais acontecendo, outros sendo rompidos, que geram um pouco de atenção, e também os desafios do nosso setor, com a presença da influência viária constante, com o estado cada vez mais atento e próximo do produtor tentando fechar o círculo da nossa biossegurança”, conclui.
O post Estado de São Paulo responde por 35% da produção nacional de ovos apareceu primeiro em Canal Rural.